Avaliação de Imóveis

A avaliação de imóveis consiste na aferição do valor de mercado de um bem por meio da análise completa das características da propriedade, como estado de conservação, destinação, infraestrutura, vizinhança, formas de acesso, extensão da área, entre outras, e na consequente comparação desses itens com outros imóveis semelhantes na região. A apresentação é feita por meio do PTAM - Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. Para elaborar esse documento, o avaliador deve atender à Lei 6.530 de 1978 e à Resolução COFECI 1.066 de 2007. 


A avaliação imobiliária é muito mais que uma mera estimativa do valor de um imóvel. Na avaliação, o profissional demonstra para a parte interessada a razão de o imóvel ter aquele preço, os pontos fortes e os aspectos que precisam de atenção, com a devida técnica e metodologia, se responsabilizando por erros e omissões. Já na estimativa, a pessoa faz uma prévia do que seria interessante cobrar pelo bem, e se baseia na sua experiência e conhecimento do mercado local.


O parecer técnico emitido pelo avaliador é o documento usado quando há divisão de bens devido à divórcio ou à dissolução de sociedades, e em casos de herança. Esse documento também pode receber o nome de laudo pericial quando é elaborado por um perito nomeado por um juiz durante um processo legal.


Se você precisa de uma avaliação imobiliária, conte comigo. Atuo no mercado imobiliário desde 2009 e possuo as qualificações necessárias para realizar um serviço completo para você, com compromisso e transparência. 


RODRIGO SCHIAVON - Corretor e Avaliador de Imóveis - CRECI 162.459 | CNAI 30.496